Publicado por: mocidadelitoralcentro | 06/04/2012

Existe páscoa para a doutrina espírita?

     jesus_pascoa2


       Segundo a Doutrina Espírita não há nenhuma espécie de culto a simbologias ou ritos. Por outro lado, para as sociedades, marcadas pela história da vida de Cristo, o modo de vida se dá anualmente pelo calendário cristão, que demarca momentos de reflexão e pausa para amar ao próximo, como o Natal e a Páscoa.

       Páscoa é uma palavra hebraica que significa “libertação”, lembrando a libertação do povo hebreu da escravidão do Egito, através de Moisés. A Páscoa cristã é a lembrança permanente que Deus libera seu povo de seus “pecados” (erros), através de Jesus Cristo.

       A expressão “libertação” dos “pecados” pode ser compreendida como reparação/restauração, ou seja, para nos libertamos de nossos erros, devemos estar dispostos a contribuir, usando os ensinamentos de Jesus Cristo como nosso guia.

       Para a Doutrina Espírita, o verdadeiro espírita se reconhece “pela sua transformação moral e pelos esforços que empreende em domar suas más inclinações” (KARDEC, em O Evangelho Segundo o Espiritismo). É neste sentido, então, que se dá a compreensão de Páscoa: a busca pela Reforma Íntima, pela mudança de sentimentos e pensamentos para o bem e o amor ao próximo, afim do renascimento dentro de cada um do homem novo.

       O sentido de renovação da Páscoa para os cristãos espíritas está na renovação de si mesmo, na melhora íntima e na evolução espiritual. Os símbolos do coelho, dos ovinhos de páscoa, o vinho, o peixe, são, à luz da Doutrina, apenas formas concretas e materializadas encontradas pelo homem para representar o seu desejo de vida, de renovação, de resignação e fé em Deus, nosso pai, e Cristo, nosso irmão, modelo e mestre.

       No entanto, se essa foi uma forma que a humanidade encontrou de fazer uma pausa para reflexão acerca da moral de Jesus e de amar aos seus semelhantes, pois que todos os dias possam ser de Páscoa e que todas as religiões a preguem com o verdadeiro sentido que merece.

       Que desta forma todos possam receber nesta época, como em todas as outras, muita luz e muita paz de Jesus Cristo e de nosso Pai Celestial.

Feliz Páscoa!

About these ads

Responses

  1. Boa noite.
    Estou convidando para visitar o site:
    seareirofraterno.wordpress.com
    Deus abençoe.
    Jubery

  2. SOU UMBANDISTA. ESTAMOS DIVULGANDO NOSSO SITE, ACESSE O BLOG http://WWW.OSCAMINHEIROS.BLOGSPOT.COM
    EM BREVE O SITE COM LINDÍSSIMAS MUDANÇAS. RESPONDA-NOS. FIQUE NA PAZ DE OXALÁ.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.105 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: